Análise
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise do conto "O Gato Preto" de Edgar Alan Poe. Com o intuito de esclarecer o obscurantismo na obra de Poe, que é considerado o pai do conto norte-americano. Para a análise desse conto temos que levar em consideração que existem duas formas de leitura para o mesmo;sendo a leitura racional e a leitura emotiva,sendo que esse trabalho está voltado à uma análise mais racional do conto.
Temos que levar em consideração o fato de Edgar Alan Poe estar inserido no romantismo norte-americano, que tinha um projeto único mais com visões diferentes para retratar a alma humana. Sendo que Edgar Alan Poe está vinculado à idéia de a sociedade é extremamente amarga,e esse enxerga o mundo através do grotesco e do terror.Poe trata de temas eternos, e para ele viver em sociedade gera um eterno descompasso, e o poeta foge desse descompasso através da bebida e da morte; tanto que morre de coma alcoólico.Sendo que o álcool é um fator primordial para a decadência do narrador do conto "O Gato Preto", fazendo com o narrador fique em um estado de alucinação.
Em suma Edgar Alan Poe conseguiu levar à perfeição o relato fantástico e grotesco, sem se desvincular de sua concepção psicológica. Pois seu estilo inconfundível mescla a imaginação livre à concepção mais exata, mudando o rumo do conto moderno e influenciando inúmeros escritores, de Baudelaire a Cortazar.
MATERIAIS E METODOS
Este trabalho foi elaborado através de pesquisas e análise literárias a respeito do conto de Edgar Alan Poe; com o intuito de sanar todas as dúvidas sobre o tema e de adquirir profundidade cultural para tornar-se apto em realizar uma análise crítica sobre o conto de Edgar Alan Poe.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados obtidos com as pesquisas literárias comprovaram a profundidade psicológica do conto de Edgar Alan Poe "O Gato Preto", Ressaltando que apenas um leitor dotado de uma visão crítica será