Sistema Predial de Esgoto Sanitário
A partir das plantas de arquitetura, anexos, figuras 1A e 6A a 8A, de um prédio residencial, contendo quatro pavimentos tipos, um pavimento térreo e um pavimento subsolo-garagem parcial, os estudantes deverão projetar e dimensionar os sistemas prediais que compõem as instalações hidráulico-sanitárias. Cada um dos pavimentos tipos e o pavimento térreo são compostos por quatro apartamentos iguais e cada apartamento contém dois dormitórios.
Aula-tema: Sistema predial de esgoto sanitário. (Semanas 2, 3, e 4 do cronograma de aulas). Essa atividade é importante para estarem capacitados para projetar e calcular o sistema de tubulações que compõem o sistema predial de esgoto sanitário. O dimensionamento deverá ser feio pelo método das Unidades Hunter de Contribuição (UHC), conforme ABNT-NBR 8160:1999, (Consultar ANEXO B).
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1:
Consultar o item 2.6 do livro texto (MIRANDA COIADO, EVALDO) e a ABNT-NBR - 8160:1999, (Consultar ANEXO B). Ler a solução apresentada no exemplo prático 2.1 do livro texto.
Passo 2:
Nas plantas baixas, anexos: figuras 6A, 7A, e 8A; lançar os tubos de quedas, as colunas de ventilação, posicionar as caixas sifonadas e os ralos secos, desenhar os traçados dos ramais de descargas, de esgoto e de ventilação.
Passo 3:
Dimensionar para cada um dos banheiros, da cozinha, e área de serviço, anexos: figuras 7A, e 8A; os ramais de esgoto e de descarga e os ramais de ventilação nos casos cabíveis. Considerar o número de banheiros ou de cozinhas sobrepostas e calcular os tubos de quedas. Dimensionar a caixa de gordura, os sub-coletores e os coletores prediais.
Dimensionamento dos ramais de descarga e esgoto – Pavimento Tipo (área de serviço e cozinha), figura 8A:
Trecho (Pia – TQ1) - Ramal de Esgoto
Conforme Quadro B.1, para pia de cozinha temos, 3 UHC e DN50.
Trecho (MLR - CS) - Ramal de Descarga
Conforme Quadro B.1, para máquina de lavar