cbcbcxbxb
799 palavras
4 páginas
ATIVIDADES1. Construa uma tabela explicando as quatro causas que a filosofia estuda. Na tabela deve conter o nome das causas, a definição de cada uma delas, um exemplo de cada e a pergunta feita quando se busca compreendê-las.
Causa material diz respeito às menores partes ou os materiais de que algo é feito, de quê é feito isto?
Causa formal um conceito que serve de modelo para alguma coisa como é? o quê define isto?
Causa eficiente é aquilo que dá início, aquilo que faz algo surgir. o que fez começar algo? o quê deu início a uma ação?
Causa final aquilo que é o objetivo aquilo que é a finalidade de alguma coisa ou alguma ação. Para quê é isso? Para quê se faz isso?
2. Encontrando as quatro causas nos textos: Leia os textos abaixo buscando identificar uma das quatro causas descritas por Aristóteles. Depois de ler você deve indicar: qual é o tipo da causa (material, formal, eficiente e final)? o quê é a causa? A causa é causa de quê? Vejam os dois exemplos abaixo.
A) “A alma é corpórea, composta de partículas sutis, difusa por toda a estrutura corporal [...]”. (Antologia de textos. Epicuro)
Tipo de causa: Causa material
B) “[...] a união entre o homem e a mulher tem por fim não somente a procriação, mas a perpetuação da espécie [...]”. (Segundo tratado sobre o governo civil. John Locke)
Tipo de causa: causa final
C) “O governo do estado moderno não é se não um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa”. (Manifesto do partido comunista. Karl Marx)
Tipo de causa: causa formal
D) “O único objetivo do Estado é proteger os indivíduos uns dos outros e todos juntos de inimigos externos”. (A arte de insultar. Arthur Schopenhauer)
Tipo de causa: causa final
E) “A verdadeira e legítima meta das ciências é a de dotar a vida humana de novos inventos e recursos”. (Novum Organum. Francis Bacon)
Tipo de causa: causa final
F) “Disfunções do cérebro explicam atitudes violentas” (Notícia. Site Terra)
Tipo de