Juridiques
CURSO SUPERIOR DE DIREITO
APARECIDA L.S
JURIDIQUES: CONCEITO E USO NA LINGUAGEM
Roondonopolis
2012
APARECIDA L.S
JURIDIQUES: CONCEITO E USO NA LINGUAGEM
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Direito para a disciplina de Linguagem Jurídica e Argumentação.
Prof. ME: Sandra Regina Franciscatto Bertoldo
Rondonópolis
2012
1 JURIDIQUES
1.1 CONCEITO
Segundo a Wikipédia o termo JURIDIQUES significa um neologismo em voga no Brasil para designar o uso desnecessário e excessivo do jargão jurídico e de termos técnicos de Direito. Embora tenha conotação pejorativa, a ideia de juridiquês como jargão profissional tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade letrada por causa de sua crescente utilização na imprensa e nos meios de comunicação de massa.
No jornalismo jurídico, por exemplo, costuma-se dizer que repórteres e redatores que reproduzem em suas matérias os termos rebuscados utilizados pelos entrevistados (como juízes e advogados) são "contaminados pelo juridiquês" (assim como, no jornalismo econômico, o são pelo "economês").
É a utilização de palavras e termos jurídicos que por muitas vezes dificultam o entendimento e compreensão de muitos leigos. Fato que por muitas vezes quando realiza-se consultas com advogados por certas vezes saímos sem entender uma palavra sequer, pois o uso destes termos rebuscados e profissionais são completamente estranhos e nunca utilizados por leigos que não pertencem ao segmento jurídico.
Frases em juridiquês podem ser de difícil compreensão e entendimento, até mesmo para juristas. É comum encontrar textos em juridiquês onde uma única frase se estende por um parágrafo inteiro, com dezenas de vírgulas e verbos no gerúndio, condicionais, apostos e outros. Nestes casos, quando o leitor chega ao meio do parágrafo-frase, a frase já deu tantas reviravoltas