Julgameno
O clima do maranhão é um clima tropical onde os raios solares atingem com mais volume. No Maranhão, existem três tipos distintos de clima: o tropical superúmido de monção, o tropical com chuvas de outono e o tropical com chuvas de verão. São apresentadas pelos três as semelhanças que existem entre os três regimes térmicos, com elevação das temperaturas médias anuais, que oscilam perto de 26 °C, mas são diferentes quanto ao comportamento das chuvas.
A vegetação do Maranhão:
A cobertura vegetal do Maranhão é composta basicamente de floresta, campos e cerrados. Existe a mata dos cocais no (leste);mangues na região litorânea, Floresta Amazônica no (oeste) e cerrado no sul.
Relevo:
O relevo do maranhão tem como exemplo a chapada das mangabeiras que é o ponto mais alto do maranhão, existe uma costa recortada (norte); uma planície litorânea com presença de dunas e planalto na região interior do estado. A primeira delas, ao norte, compreendendo toda região litorânea, é formada por planícies de baixas altitudes marcadas por extensas praias, tabuleiros e baixadas alagadiças. Destacam-se em especial as grandes extensões de dunas e as baías de São Marcos e São José.
Hidrografia:
A rede hidrográfica maranhense é, em sua maior parte, pertencente à bacia do Norte e Nordeste. Entre os principais rios do Estado se encontra o Parnaíba, dividido com o Piauí na região fronteiriça entre os dois Estados. Outros rios que banham o território do Maranhão são o Gurupi (zona de fronteira com o Pará), o Tocantins (zona de fronteira do Maranhão com Tocantins), Turiaçu, Itapecuru, Pindaré, Grajaú e Mearim.