caso dos exploradores de cavernas - perguntas
1) Santo Tomás de Aquino,enumerou três hipóteses para a vida fora da sociedade,sendo elas Mala Fortuna ( infortunio) , Corruptio Naturae ( Alienação mental ) , Excellentia naturae ( grande espiritualidade ).Os quatro acusados foram brutamente afastados da sociedade devido a um infortunio por trinta e dois dias , sendo que no vigésimo terceiro dia um acordo foi feito para que tirassem a sorte e um servisse de alimento para os outros.Mas antes que os dados fossem soltos à sorte , um dos exploradores, quem tinha exposto a ideia do acordo,Whetmore , alegou que refletiu melhor e desistiu do ato.Porém,seus companheiros de confinamento decidiram tirar a sorte por eles mesmos e por Whetmore,este que não foi tão afortunado assim. Devido as condições as quais passavam ali,continuaria sendo crime se Whetmore não tivesse desistido do acordo ? Poderia ser considerado um suicidio ?
2) As práticas canibais, ou antropofágicas, são tão antigas quanto a humanidade,aparecendo em tempos de escassez de alimentos,como na guerra dos trinta anos,na segunda guerra mundial ,na queda do avião na cordilheira dos andes ou em 1980/90 em são paulo com catadores de lixo que consumiram partes humanas descartadas incorretamente por um hospital em um aterro. o Ato de comer a carne humana não é um delito,não existe lei penal dizendo que não se pode comer carne humana.Quais são as circunstancias que levam o canibalismo ser um crime ? poderá existir algum dia uma lei que repreenda diretamente esse ato ?
3) Rituais em culturas antigas, como a dos habitantes originais da Indonésia, Austrália e Nova Zelândia, o consumo de carne humana tinha como objetivo incorporar atributos dos mortos, como força, coragem, integridade, e só deixou de ser praticado no século XX. Na Amazônia, os índios ianomâmis até hoje adicionam cinzas funerárias a uma pasta de banana, usada em vários pratos, para entrar em contato com a alma dos que já partiram. Em muitas outras culturas, as práticas antropofágicas