Teorias da Personalidade Percep o
Ana Amélia Barbosa Ramos
Camila Cristina Rosa Dias
Elaine Karina Oliveira
Isabella Caroline Luiz das Graças
Layla Dias Abdenor
Teorias da Personalidade II
Psicologia – 2º A
UNISAL
Lorena
2014
A diversidade da percepção humana com base no livro “O caso dos exploradores da Caverna”
Introdução O presente trabalho tem como objetivo correlacionar os estudos da abordagem construtivista sobre Percepção com uma dinâmica concreta em sala de aula, trazendo à tona os conceitos de que é o próprio observador quem constrói ou infere percepções a partir da interpretação da informação fornecida pelo ambiente. Para tal correlação apresentaremos a obra “O Caso dos Exploradores da Caverna” do autor Lon Fuller.
Evidenciaremos que, portanto, a percepção é uma construção mental baseada em estratégias cognitivas de cada indivíduo, bem como suas experiências vivenciadas. Os principais autores dessa abordagem são Rock, Hochberg e Gregory. Percepção
O termo percepção tem origem etimológica no latim perceptìo,ónis, que significa compreensão, faculdade de perceber; ver (HOUAISS, 2002).
Ela é a capacidade de interpretar a sensação, associando informações sensoriais a nossa memória e cognição, de modo a formar conceitos sobre o mundo e sobre nós mesmos e orientar nosso comportamento.
O motivo da escolha da obra
O livro “O Caso dos Exploradores da Caverna”, é uma história fictícia, comumente utilizada para fins acadêmicos, principalmente em cursos de Direito. Sua história divide julgamentos, pois se trata de um caso delicado, onde a percepção de cada um se torna evidente e marcante. Por isso, a obra foi escolhida, pois enfatizará o conceito proposto para a elaboração deste trabalho, a Percepção.
Resumo de “O Caso dos Exploradores da Caverna”, segundo Miranda:
No início de maio do ano imaginário de 4299, cinco membros da Sociedade Espeleológica (organização amadorística de exploração de cavernas) penetraram no interior de uma caverna de rocha