Ciência contábeis e a sustentabilidade
I. Capítulo
1. Resiliência
A palavra resiliência apresenta várias definições de acordo com a área em que se emprega o termo. Entretanto, todos os significados conduzem ao mesmo entendimento convergindo para um ponto central. Daí a sua validade para o emprego na área educativa.
Essa palavra tem origem no latim. Resílio significa retornar a um estado anterior. Na Engenharia e na Física ela é definida como a capacidade de um corpo físico voltar ao seu estado normal, depois de ter sofrido uma pressão sobre si. Em ciências humanas representa a capacidade de um indivíduo, mesmo num ambiente desfavorável, construir-se positivamente frente ás adversidades.
As formas positivas de condutas de crianças, e/ou grupos de indivíduos apesar de viverem em condições adversas, motivam e deram origem ao desenvolvimento de pesquisas no campo das ciências sociais.
Outros conceitos são representados, dando o mesmo enfoque ao termo:
• Capacidade de uma pessoa ou sistema social de enfrentar adequadamente as circunstâncias difíceis (adversas) da vida e superá-las ou até ser transformado por elas (...). (Grotberg, 1995).
• Conjunto de processos sociais e intropsíquicos que possibilitam ter uma vida sã vivendo em um meio insano (Rutter, 1992).
• Capacidade de resistir à adversidade e de utilizá-la para crescer que, desenvolvida ou não, condir pessoa traz dentro de si. (Costa, 1995).
• Capacidade de as pessoas resistirem às adversidades e de, até mesmo, aproveitá-los para seu crescimento pessoal e profissional. Designa originalmente a capacidade que têm os materiais de retornar ao seu estágio anterior depois de submetidos a uma força deformadora.
• Os conceitos de resiliência são muitos, e todas estão relacionadas aos sentimentos positivas. Não caberiam aqui as emoções negativas, medo e tristeza. Muito mais cabíveis estão as emoções positivas já mencionadas anteriormente: Esta seria a alavanca para o desenvolvimento quando se pretende o enfrentamento com as