Resumo e resenha critica
* É preciso quebrar paradigmas. * Para cada contador existem em média 16 a 17 empresas. * Sistemas de informação: * Mercados e informação (deve ter um sistema prático, usando termos comuns para o entendimento do cliente). * Enfoque em sistemas de informação. * Normas para um balanço mais transparente. * Novas normas contábeis em um ambiente internacional. * IFRS ( International Financial Reporting Standards) * Conjunto de regras internacionais * Privilégio da essência sobre a forma. Não deve se preocupar com a forma, a sistematização, mas sim com a essência, o que ela quer dizer. * Demonstrações contábeis que se aproximam da realidade. * O principio Fais presentation diz que, se a norma diz para não fazer tal ato, e que isso cause distorções, tais atos não devem ser feitos. * Teoria da comunicação: fazer o cliente/empresário entender. * Informação contábil: veracidade das informações. * Relacionamento humano. * Sociedade globalizada. * Diante de tudo isso, o que nos resta é a informação. A informação é o retorno que você vai ter desde que seja igual ou maior. * Surpreender e ouvir o cliente, interagir com ele, inovar e diferenciar, capacitar nosso pessoal, formar redes de relacionamento, sermos fonte de lucro.
RESENHA CRÍTICA DA PALESTRA DO DIA 20 DE SETEMBRO DE 2012
No dia 20 de setembro de 2012, os cursos de ciências contábeis das universidades UNIOESTE, UNIPAR, UNIVEL, FAG e UNIPAN, todas de Cascavel, cantaram com a ilustre presença do Prof. Dr. Carlos Renato Theóphilo. Em sua fala, o palestrante apresentou a relação da pesquisa cientifica na formação do profissional contábil.
Segundo Theóphilo, a profissão contábil deve ser uma profissão de futuro, pois ela é essencial para o funcionamento das empresas, e como ele mesmo disse “o contador é o médico das empresas”. O mercado de trabalho apresenta taxas de desemprego