Analise colossenses
Ressuscitar' e 'morrer' com Cristo são fatos conclusos que fazem parte do passado da vida dos cristãos (já e estais). 'Morrer' e 'ressuscitar' soam como sendo elementos antagônicos quando da composição da idéia, mas 'em Cristo' são elementos que se complementam. Primeiro é necessário conformar-se com Cristo na sua morte, e só então, ressurge com Ele em uma nova vida, sendo um novo homem. Tanto o ressurgir quanto o morrer só ocorrem quando se está 'COM' ou 'EM' Cristo.
Colossenses 3
1- Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Este capítulo tem inicio com uma conclusão que decorre de elementos apresentados em versículos anteriores: “Portanto...”.
Antes de toda e qualquer análise de um texto bíblico é necessário ter em mente que as divisões em capítulos e versículos só servem para auxiliar na localização dos textos, e que tais divisões podem influenciar negativamente o interprete.
A idéia da carta não fica estagnada ou restrita a um só capítulo ou versículo. A idéia transcende e engloba toda a carta, e, para entendê-la, é necessário analisar a carta como um todo, e não somente algumas partes ou referências.
Quando Paulo disse: “Portanto, se...”, ele está fazendo referência a uma idéia anterior para introduzir uma outra. Observe:
Paulo expôs no versículo vinte do capítulo anterior que: ‘se eles estavam mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo’, quais eram os motivos que prendiam os cristãos as ordenanças como se eles ainda vivessem no mundo? Eles estavam mortos, ou não?
O versículo em questão volta a mesma temática: “se estais mortos com Cristo” é o mesmo que dizer “se já ressuscitastes com Cristo”. O fôlego de vida de quem crê não termina quando se morre com Cristo. A morte com Cristo é o caminho para a ressurreição com Ele.
'Morrer com Cristo' tem o mesmo valor que 'ressurgir com Ele':
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo...”;
“Se, pois, estais