Batismo com o Espirito Santo
A epístola aos colossenses foi escrita por Paulo (1.1; 4.18). Embora muitos estudiosos modernos tenham dúvidas se a autoria dessa carta deva ser mesmo atribuída a Paulo, faltam bases convincentes para questionar a sua autenticidade. O estilo da carta bem como sua linguagem, se encontra dentro de uma série de variáveis que o apóstolo demonstra em outros escritos; mesmo o uso de certo vocabulário especificamente colossense p. ex., “plenitude”, “mistério”, “rudimentos” e “humildade”, estes são usados, pelo fato de Paulo usar a linguagem de seus oponentes para refutá-los.
Paulo nunca visitou Colossos 2.1. A igreja foi fundada ali por um colossense chamado Epafras, aparentemente seguindo o ministério de Paulo em Éfeso 53-55 d.C. de onde era possível que “todos os que moravam na Ásia ouvissem a Palavra do Senhor, tanto judeus como gregos” At 19.10. Cerca de a sete anos mais tarde, o fundador da igreja colossense junta-se a Paulo na prisão em Roma At. 28; Cl 4.12-13 para contar ao apóstolo sobre um estranho ensinamento que ameaçava a saúde da igreja local e permanecendo com Paulo para que p6ssam orar, juntos pelas igrejas do vale do Lico. Em Roma provavelmente o apóstolo escreve essa carta.
Colossos, uma cidade situada nas margens do rio Lico, no sudoeste da Ásia Menor, havia sido uma cidade grande e próspera, com uma florescente indústria de lã e com uma estratégica localização sobre uma importante rota de comércio entre Éfeso. Durante o período romana, Colossos declinara, devido ao crescimento de outras cidades do vale do rio Lico e nos dias de Paulo, era uma cidade comercial de pouca importância, com certeza, a cidade menos significativa de todas aquelas ás quais foram endereçadas as cartas de Paulo.
Os cristãos a quem Paulo se dirige nesta carta estavam lutando contra uma forma de filosofia judaica de influência grega que considerava os cristãos ainda vulneráveis ás forças espirituais, e pensavam que essas forças precisavam ser aplacadas através de