Batismo com Espírito Santo
Questionário
Texto Áureo:
“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do ESPÍRITO SANTO” (At 2.38).
ARREPENDEI-VOS, E CADA UM DE VÓS SEJA BATIZADO. O arrependimento, o perdão dos pecados e o batismo são condições prévias para o recebimento do dom do ESPÍRITO SANTO. Mesmo assim, o batismo em água antes do recebimento da promessa do Pai (cf. 1.4,8) não deve ser tido como condição prévia absoluta para a plenitude do ESPÍRITO SANTO; assim como o batismo no Espírito não é uma consequência automática do batismo em água.
(1) Na situação em apreço, Pedro exigiu o batismo em água antes do recebimento da promessa, porque na mente dos seus ouvintes judaicos, o rito do batismo era pressuposto como parte de qualquer decisão de conversão. O batismo em água, contudo, não precedeu o batismo no Espírito nas ocasiões registradas em 9.17,18 (o apóstolo Paulo) e 10.44-48 (os da casa de Cornélio).
(2) Cada crente, depois de se arrepender dos seus pecados e de aceitar Jesus Cristo pela fé, deve receber (2.38; cf. Gl 3.14) o batismo pessoal no Espírito. Vemos no livro de Atos o dom do ESPÍRITO SANTO sendo conscientemente desejado, buscado e recebido (1.4,14; 4.31; 8.14-17; 19.2-6); a única exceção possível à regra, no NT, foi o caso de Cornélio (10.44-48). Daí, o batismo no Espírito não deve ser considerado um dom automaticamente concedido ao crente em Cristo.
Verdade Prática:
O arrependimento dos pecados é condição prévia para receber o batismo com o ESPÍRITO SANTO, que deve ser buscado com perseverança em oração por todos os salvos.
Para se receber o batismo com o ESPÍRITO SANTO, apenas têm-se que crer que a promessa é para nós, para nossos filhos e para todos os que aceitam a CRISTO como único e suficiente salvador, arrependendo-se de seus pecados; também o desejo de testemunhar de JESUS é um chamamento ao batismo com o