Batismo com espírito santo
TEMA:
Buscando a plenitude ou o Batismo com o Espírito Santo de Deus: poder para viver e testemunhar.
Texto básico:
“EIS QUE ENVIO SOBRE VÓS A PROMESSA DE MEU PAI; PERMANECEI, POIS, NA CIDADE, ATÉ QUE DO ALTO SEJAIS REVESTIDOS DE PODER”
CONTINUAÇÃO
4 – AS FUNÇÕES (FORMAIS) DO ESPÍRITO SANTO E A SUA OBRA NA VIDA DO DISCIPULO DE CRISTO. O ESPÍRITO SANTO é o “Diretor-geral” de toda a obra de DEUS. Ninguém, por mais que seja consagrado ou abençoado, pode se considerar dono da igreja ou de si mesmo, a igreja, que somos nós é do SENHOR JESUS CRISTO. Ele mesmo incumbiu o ESPÍRITO SANTO de dirigir SUA IGREJA. Quando vier, porém o ESPIRITO DA VERDADE, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vós anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
A partir disto vemos na Bíblia a principal missão do ESPÍRITO SANTO: a aplicação da obra da REDENÇÃO (de CRISTO) na vida do homem. Desta Missão citamos algumas funções específicas atribuídas ao ESPÍRITO SANTO:
a) REGENERAÇÃO: Quando, porém, se manifestou a benignidade de DEUS, nosso SALVADOR, e o seu amor para com todos, NÃO POR OBRAS DA JUSTIÇA praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ELE NOS SALVOU, MEDIANTE O LAVAR REGENERADOR e RENOVADOR do ESPÍRITO SANTO. (TITO 3.4-5)
A Regeneração é ação do Espírito Santo que nos capacita para receber ou aceitar a Cristo. É um novo sopro de DEUS. Estudaremos o assunto profundamente mais tarde.
Através da ação do ESPIRITO SANTO em nós, DEUS produz uma nova vida em virtude da qual o homem vivificado com CRISTO participa da vida ressurreta.
b) CONVICÇÃO: 16.7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. [pic] 16.8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da