o iluminismo
Sociolingüística
Lingüística
Sociolingüística
Porto Velho-Ro
A sociolingüística é uma disciplina da lingüística que estuda os aspetos resultantes da relação entre a língua e a sociedade, concentrando-se em especial na variabilidade social da língua.
A língua funciona como um elemento de interação entre o indivíduo e a sociedade em que ele atua, sabemos que a língua pode sofrer variações tanto sociais como físicos. E essas variações e objeto de estudo de vários lingüística agrupados em uma ciência denominada sociolingüística. Que estuda a língua em seu uso real,a parti das relações entre a estrutura lingüística e os aspectos sociais e culturais da produção lingüística e sendo assim não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da historia.
As variações que ocorrem na língua podem ser estudadas a parti das Variações lexicais que são mudanças que se realizam através do léxico ou vocabulário usado por pessoas de diferentes regiões geográficas, em que o mesmo objeto recebe denominações diferentes. Por exemplo:mandioca(na fronteira com o Uruguai) e aipim (nas demais regiões do pais).Podem ser estudadas a parti das variações fonético-fonologicas: são variações que se processam na pronuncia de determinados fonemas da língua.Elas são freqüentes quando há necessidade de pronunciar o fonema f que é trocado pelo fonema v, principalmente por grupos de imigrantes da Alemanha e Itália.
Em Rondônia abriga-se aproximadamente 36 povos indígenas, apresentando diferentes realidades sociolingüísticas.
Embora existam várias línguas indígenas no estado é importante lembrar que muitas estão ameaçadas de extinção, devido ao número reduzido de falantes, baixa transmissão às novas gerações e poucos velhos que as domine, o que segundo Monserrat (2006), são os principais