Efésios 2
O presente trabalho visa atender as exigências da disciplina exegese, com o fim de complementação da grade curricular do curso Bacharel em Teologia.
Este trabalho se propõe a apresentar um estudo exegético do texto de Efésios capítulo dois versículos de um a dez; buscando extrair de forma concisa o seu real significado com base no princípio de fidelidade às Sagradas Escrituras.
A compreensão do verdadeiro papel da igreja e seus propósitos é de fundamental importância para a existência de uma igreja séria e capaz de marcar a sociedade em que está inserida com uma mensagem relevante.
O intuito deste trabalho é mostrar que a vida não é um safári exótico, um retumbante sucesso nos negócios, bens acumulados que nos fariam atender as necessidades de nossas futuras gerações; e sim, a busca da eternidade, do reino de Deus, fazer as pazes com Deus e identificar-se com Cristo.
A igreja, através de seus líderes, precisa trazer à tona, uma mensagem que exorte e cobre das ovelhas uma postura de comprometimento com a palavra de Deus e seriedade em exercer tudo aquilo que o Senhor nos tem mostrado através dos pastores usados como instrumentos da vontade do Senhor, em tempos em que valores e princípios elementares são relativizados.
II - TEXTO BÍBLICO.
Efésios – 2: 1-10
2.1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2.2 Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
2.3 Entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações de nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
2.4 Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou,
2.5 E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça