Teologia de efésios
AUTOR E CENÁRIO:
Esta epístola foi escrita por Paulo, por volta dos anos 60 a 63 D.C., quando o mesmo se encontrava numa prisão Romana. Enquanto aguardava julgamento (3.1; 4.1; 6.20), o apóstolo escreve esta carta encíclica— para se lida por várias congregações. Efésios e, provavelmente, a mesma carta mencionada em Cl 4.16 como estando presente em Laodicéia ao mesmo tempo em que circulava.
A autoria Paulina de Efésios não parece ter sido duvidada na igreja primitiva.
PROPÓSITO:
Paulo desejava que todos os que ansiavam pela maturidade semelhante à de Cristo recebessem esse registro, pois o livro de Efésios descreve a disciplina necessária para se transformar em verdadeiros filhos de Deus. Além disso, um estudo de Efésios ajudaria a fortalecer e estabelecer o crente para que ele pudesse cumprir o propósito e chamado de Deus.
O objetivo desta epístola foi confirmar e equipar a igreja a amadurecer. Ele apresentou uma visão equilibrada do corpo de Cristo e sua importância na economia de Deus.
O autor nos mostra que o cristão tem a responsabilidade de andar de acordo com a sua vocação celestial em Cristo Jesus, de acordo com Efésios 4:1, “... Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, ...” Os cristãos devem estar conscientes da sua posição em Cristo como base de sua vida diária.
Cristo é o centro em que todas as coisas se unem, e o laço que une todas as coisas.
Como versículos-chave do livro de Efésios podemos citar:
Efésios 1:3: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo."
Efésios 2:8-10: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em