Vantagens e desvantagens do ensino de nove anos
A proposta do ministério da educação (M.E.C) é assegurar que todas as crianças passassem mais tempo no ambiente escolar e proporciona uma educação de qualidade .A partir dos 6 anos a criança começa então no 1º ano ,e ,ao terminando no 9º ano o aluno estará com 14 anos.
Uma das idéias dessa proposta é diminuir os índices de evasão escolar e repetência.
A ampliação do período escolaridade obrigatória, que assegura o acesso da criança de seis anos de idade ao ensino fundamental, além viabilizar em um tempo maior de convívio escolar, pretende desenvolver e qualificar suas oportunidades de aprendizagem. Esta amplificação requer uma organização maior e criteriosa nos currículos, nas propostas pedagógicas, no material didático e nos recursos, uma vez que a faixa etária dessa criança exige uma didática diferenciada, respeitando suas especificidades.
Podemos considerar uma desvantagem se compararmos que o Ensino Fundamental é metodológico, abediência e o silêncio são meios considerados fundamentais para o desenvolvimento do trabalho e a disposição das carteiras em que as crianças senta atrás da outra. O ritmo é bem diferente de Educação Infantil. A questão é que simplesmente arriscar em colocar uma criança de seis anos no Ensino