Modos de endereçamento da cpu
CAMPUS SERRA
TECNÓLOGO DE REDES DE COMPUTADORES
ORGANIZAÇÃO ESTRUTURADA DE COMPUTADORES
MODOS DE ENDEREÇAMENTO DA UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO
ALUNO: PAULO VINICIUS OLIVEIRA SANTOS
TURMA: RM01
ÍNDICE
1. Introdução 1
2. Modos de endereçamento 2
3.1. Imediato 2
3.2. Direto 2
3.3. Indireto 4
3.4. Via registrador 4
3.5. Indexado 5
3.6. Base indexado (ou base + deslocamento) 6
3. Conclusão 7
4. Bibliografia 8
1. INTRODUÇÃO
A definição do campo de operando como contendo o endereço da memória principal onde está localizado o dado referido na instrução era o método mais utilizado até então. Porém, este não é o único método de indicar a localização de um dado, havendo outros modos de endereçamento.
Isto ocorre em função da necessidade de dotar os sistemas de computação da flexibilidade necessária no modo de atender aos diferentes requisitos dos programas.
Conforme será abordado a seguir, estes modos de endereçamento serão estudados, onde serão vistas as formas de acesso aos dados que cada modo utiliza, além das vantagens e desvantagens de cada método e suas empregabilidades em sistemas computacionais.
2. MODOS DE ENDEREÇAMENTO
2.1 IMEDIATO
O modo imediato é o mais simples de obter um dado é indicar seu próprio valor no campo do operando da instrução, em vez de buscá-lo na memória. Assim, o dado é transferido da memória juntamente com a instrução (para o RI – registrador de instrução), visto estar contido no campo operando da instrução. Exemplos: ADD 5 (adiciona 5 ao conteúdo do acumulador. O valor 5 é um operando que vem dentro do campo de endereço da instrução). MOV AL 2216 (copiar o valor hexadecimal 22 para o registrador AL, sendo o valor de tamanho igual a 1 byte). MOV EBX 3344556616 (copiar o valor hexadecimal 33445566 para o