Processos sistemas Operacionais
Um sistema operacional geralmente possui dois modos de acesso: Modo usuário e modo Kernel. No modo usuário, as permissões são para executar as instruções não privilegiadas , possuindo acesso a um numero restrito de instruções. No modo Kernel, é possível executar instruções privilegiadas, tendo acesso a todas as instruções do processador. Quando uma aplicação necessita utilizar uma instrução privilegiada, a solicitação deve ser realizada através de uma chamada de sistema que altera o modo de acesso do processador do modo usuário para o modo Kernel. Após a execução em modo Kernel, o modo de acesso retorna para o modo usuário. O modo de acesso é determinado por um conjunto de bits do registrador de status do processador(PSW), Através do valor do PSW é determinado se uma instrução pode ser executada ou não pela aplicação.
Sistemas monolíticos: são sistemas que não possuem nenhuma estrutura e que são construídos de um conjunto de procedimentos que podem chamar um ao outro. Os procedimentos são visíveis a todos e não possuem qualquer restrição a visibilidade. A chamada ao Kernel (ou supervisor) é realizada pela instrução TRAP que comuta do modo usuário para o modo Kernel, transferindo o controle ao sistema operacional.
Xx
Modo
Usuario.
Modo
Kernel
O programa do usuário 1(modo usuário) realiza uma chamada de sistema ao Kernel, sendo que essa chamada é escalonada para a execução do procedimento em modo Kernel. Após a execução do procedimento o controle é devolvido para o modo usuário.
SISTEMA EM CAMADAS
O sistema em camadas representa o sistema operacional como uma hierarquia de níveis. As hierarquias de níveis são:
- Nivel 5: Operador.
- Nivel 4: Programa do usuário.
- Nivel 3: Gerencia de dispositivo de I/O.
-Nivel 2: Gerencia de processos (ou seja processo console).
- Nivel 1: Gerencia de memória (alocação de memória para processos).
- Nivel 0: Alocação do processador.
No sistema em camadas, cada uma das