Sistema Operacional e Processos
Existe uma diversidade de sistemas operacionais, varias distribuições baseadas no kernel Linux, contudo há também sistemas Windows.
Em resumo, um servidor é, basicamente, um computador mais potente do que seu desktop comum. Ele foi desenvolvido especificamente para transmitir informações e fornecer produtos de software a outros computadores que estiverem conectados a ele por uma rede. Os servidores têm o hardware para gerenciar o funcionamento em rede wireless e por cabo Ethernet, normalmente através de um roteador.
Eles foram desenvolvidos para lidar com cargas de trabalho mais pesadas e com mais aplicativos, aproveitando a vantagem de um hardware específico para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de inatividade.
Os servidores também oferecem ferramentas de gerenciamento remoto, o que significa que um membro da equipe de TI pode verificar o uso e diagnosticar problemas de outro local. Isso também significa que você pode executar manutenções de rotina, como adicionar novos usuários ou alterar senhas.
Assim, para que haja um gerenciamento desta carga de trabalho entre diferentes funcionalidades de servidor, houve a necessidade de um sistema operacional que se permita a gestão eficiente de grandes quantidades de recursos.
Sistemas Operacionais para Servidores
Ambas as plataformas, Windows e Linux, além de satisfazer todos os requisitos necessários para um bom funcionamento na area de servidores, apresentam softwares que auxiliam na administração ou redirecionamento especifico mail servers, Domain Name System Servers, File Transfer Protocol Servers, configurações para servidores Dynamic Host Configuration Protocol, virtualização, entre outros.
Windows Server foi projetado para trabalhar com um único processador e simétrica múltipla processador (SMP) baseados em computadores. A arquitetura inclui um kernel simples , camada de abstração de hardware (HAL) , Drivers, e uma gama de serviços (chamados coletivamente Executive), que existem em