Sistema Operacionais - Processo
Programa em execução, uma atividade assíncrona, o “espírito animado” de um procedimento, o “locus de controle” de um procedimento em execução entre outras.
Eu acredito que existe uma definição aceitável, um processo é a transformação de uma entidade inativa (programa) em uma ativa.
2. Por que não faz sentido manter a lista de bloqueados em ordem de prioridade? Porque os processos que estão bloqueados dependem de um outro processo que precisa ser terminado primeiro para depois ser desbloqueado. Os processos se tornam desbloqueados na ordem em que ocorrem os eventos pelos quais estão esperando.
3. Por que o espaço de endereço de processo é dividido em várias regiões?
Separar o espaço de endereço em várias regiões ajuda o sistema operacional a impor certas regras: processo lê e executa instruções, porém não as modifica processo lê e escreve de e para pilha, porém na ordem FILO ou LIFO processo lê e escreve dados em qualquer ordem
4. Os termos processo e programa são sinônimos? Explique.
Não são. Programa é uma entidade inativa, processo é uma entidade ativa, dai vem a definição: “Processo é um programa em execução”.
5. A qualquer dado instante somente um processo pode executar instruções em um computador? Explique.
Errado. Um computador multiprocessador (com vários processadores) pode ter tantos processos em execução do que processadores.
6. Um processo entra no estado de bloqueado quando está esperando que um evento ocorra. Cite eventos que podem fazer um processo entrar em estado de bloqueado.
Exemplos que ocorrem com frequência são:
Esperar a utilização do teclado;
Esperar o movimento do mouse;
7. Como o sistema operacional impede que um processo monopolize um processador? O sistema operacional estabelece um relógio de interrupção de hardware que permite que o processo execute durante um intervalo de tempo específico. Se o