Biodiesel
O biodiesel é um combustível feito a partir de gorduras animais ou, principalmente, de óleos vegetais, ou seja, de fontes renováveis. Foi criado e desenvolvido para substituir parcial ou totalmente o óleo diesel derivado do petróleo, em motores de automóveis, caminhões, tratores, etc. e, ainda em motores estacionários, como geradores de energia elétrica, moto bombas, entre outros.
No Brasil, devido à grande diversidade vegetal, é possível utilizar muitas plantas como matéria-prima para a produção do biodiesel. Entre elas podemos citar a mamona, a palma, que produz o óleo de dendê, o amendoim, a soja e o babaçu, entre outras. Esta grande variedade vegetal é uma grande vantagem competitiva do Brasil em relação aos outros países que também estão apostando neste combustível, pois nunca haverá falta de matéria-prima para a produção.
Desta forma, o nosso país poderá facilmente ser um dos grandes produtores e exportadores de biodiesel do planeta. Esta atividade poderá representa para o Brasil um significativo aumento de receita, geração de empregos, aumento na arrecadação de impostos e um destaque internacional.
O biodiesel, além de ser fruto de fontes renováveis, ainda contribui para a redução de gases de efeito estufa na atmosfera, gases estes que são os principais causadores do aquecimento global. Por esta razão, além do seu potencial econômico muito grande, o fator ecológico torna-se ponto vital para a continuidade das pesquisas, desenvolvimento e utilização deste combustível que pode trazer grandes benefícios econômicos para o Brasil e se tornar um importante produto para exportação.
Vantagens do biodiesel:
- A queima do biodiesel gera baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global.
- Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural.
- Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleaginosos no campo.
- Deixam as economias dos países menos dependentes dos produtores de