Sistemas operacionais - processos
Servir de base para executar diversos aplicativos.
Gerenciar os recursos de hardware.
2 – Com a VM temos possibilidade de instalar vários SO em um mesmo hardware, compartilhando os recursos disponíveis na maquina.
Vantagens: Economia de energia, espaço físico utilizado, criar imagens do sistema instalado em uma VM e poder salvar/backup e restaurar em outro hardware sem alterar as configurações.
3 – Na arquitetura de camadas, o sistema é dividido em níveis sobrepostos.
Cada camada oferece um conjunto de instruções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores.
A vantagem da estruturação em camadas é isolar as funções do sistema operacional, facilitando sua manutenção e depuração, além de criar uma hierarquia de níveis de modos de acesso, protegendo as camadas mais internas. Uma desvantagem para o modelo é o desempenho. Cada nova camada implica uma mudança no modo de acesso.
4 – Sistemas monoprogramáveis/monotarefas Sistemas multiprogramaveis/multitarefas Sistemas com multiprocessadores
5 – Pq todo o sistema aguarda a execução de um programa. Já que o monotarefa faz 1 coisa de cada vez. E se o processo em execução não ocupar todo o processador e a memória estes ficam subutilizados.
6 – Enquanto os sistemas monoprogramáveis executa uma tarefa por vez, o sistema multiprogramavel divide o tempo do processador e memória entre vários processos.
7 – Pode-se ter mais de um processo em execução. O sistema divide o tempo do(s) processador(es) entre vários processos, tendo a impressão de que os processos são executados ao mesmo tempo.
8 – SIM. Em um sistema multitarefas executando uma planilha elétrica, ouvindo um tocador de MP3 e navegando na internet, mas o sistema permiti somente um usuário não execução dos diversos processos.
9 - SISTEMA BACTH SISTEMA DE TEMPO COMPARTILHADO