Módulo 4 - ” Arquitectura de micro processadores”
Professor: José Miguel Fernandes
Trabalho realizado por: Vera Pereira Nº24 12ºC
Ano lectivo: 2014/2015
Índice
Introdução 3
Principais componentes de um microprocessador 4
Evolução das arquiteturas de microprocessadores 7
Arquitetura de um sistema tipo 11
Tipos de dados 12
Organização de memória 13
Tipos de endereçamento 15
Ligação com o exterior 18
Conclusão 21
Bibliografia 22
Introdução
Este trabalho foi proposto no âmbito da disciplina de Arquitectura de Computadores, aquando do estudo do Módulo 4 –arquitetura de microprocessadores. Propõe o estudo dos seguintes tópicos: principais componentes de um microprocessador, evolução das arquiteturas de microprocessadores, arquitetura de um sistema tipo, tipos de dados, organização de memória, tipos de endereçamento e também sobre ligação com o exterior.
Principais componentes de um microprocessador
O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções, podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas estas funções, é tornar o computador inteligente.
Um microprocessador incorpora as funções de uma unidade central de computador (CPU) em um único circuito integrado, ou no máximo alguns circuitos integrados. É um dispositivo multifuncional programável que aceita dados digitais como entrada, processa de acordo com as instruções armazenadas em sua memória, e fornece resultados como saída. Microprocessadores operam com números e símbolos representados no sistema binário.
Arquitetura interna de um microprocessador dedicado para processamento de imagens de ressonância magnética, a fotografia foi aumentada 600 vezes, sob luz ultravioleta para se enxergar os detalhes.
Vista inferior