Pastor Professor
Efésios 1.15-23
O Apóstolo Paulo registra os termos da sua oração em favor dos crentes da cidade dos Efésios.
Primeiro destaca que a igreja dos Efésios era reconhecida pelo fato de exercer bem a sua fé.
Fala também das características da igreja, sua força e poder,firmadas na sua fé, e confiança na pessoa de Jesus Cristo, ressuscitado.
Enfatiza o fato da Igreja e Jesus formarem um corpo, onde a cabeça é o próprio Senhor Jesus.
E ainda registra no texto os motivos da sua intercessão em favor da igreja dos Efésios. Efésios 1.17,18
ORAÇÃO: Assunto presente na Bíblia desde o Velho Testamento, passando pelo Novo Testamento; e que deve ser a prática na vida da Igreja. HOJE!
- Moises merece destaque por sua vida de oração. Ele orou a Deus desde a sua chamada, na ocasião em que reconheceu o Senhor como EU SOU (Êxodo. 3.1-4). Várias vezes Moises; orou a Deus pedindo sua intervenção (Êxodo 14.13,15; 33.15-17).
- Jesus ensinou a pratica da oração em Mateus 6:9-15 (Lucas 11.2-4); onde aprendemos que Deus deve ser exaltado na oração; que a oração é a expressão da nossa comunhão com o Senhor; que a oração deve manifestar o nosso reconhecimento de que somos nutridos pelo Senhor, física e espiritualmente; que para orar precisamos de arrependimento e ser perdoados dos nossos pecados, e que o perdão deve ser estendido uns aos outros, sem o qual Deus não nos pode perdoar.
- Em joão17, encontramos a chamada Oração Sacerdotal, no texto identificamos Jesus “O Sumo Sacerdote” intercedendo pelos seus discípulos, em favor dos que iam se converter a Ele; e para que a unidade fosse a marca da convivência da sua igreja daí a expressão “UM SÓ”.
- E, no texto básico para este tema (Efésios 1); encontramos o Apostolo Paulo orando em favor da igreja dos Efésios.
- Chamo de Oração Apostólica pelo fato de ser mencionada por apostolo, no caso Paulo, mas poderia dar o tema de “Oração Pastoral”; porque expressa o anseio de um pastor em