resenha critica fundamentos da teologia pastoral
Trabalho acadêmico da disciplina Ministério Pastoral apresentado à Profa. Blanches de Paula, como requisito para a conclusão do semestre II do 3º ano do curso CTP.
Introdução
O texto Vocação Pastoral em Debate traz orientações prática para pessoas vocacionadas por Deus acrescentando experiências ao ministério pastoral. O livro é fruto das palestras e debates ocorridos na 53ª Semana Wesleyana em 2004, na Faculdade de Teologia. O tema Chamados/as para um momento novo foi desenvolvido sob três círculos temáticos: vocação pastoral, ministério pastoral feminino e ministérios específicos.
Dentre os palestrantes/autores estão pessoas experientes e renomadas para o assunto enriquecendo o conteúdo com conteúdo teórico profundo e experiências práticas diversificadas para o ministério pastoral.
Jorge Schütz Dias traz o texto Desafios no Ministério Pastoral no Brasil de Hoje, refletindo a realidade pastoral nas Igreja brasileiras atualmente. Parte de pontos históricos que marcam o ministério pastoral no Brasil e passa pela transformação social e eclesial conseqüente da urbanização do país desafiando a Igreja bem como os pastores a um ministério apropriado diante das transformações sociais.
Para Schütz, a cara da Igreja e do/a pastor/a deixam de ser rurais para ser urbanizadas. A igreja e seus pastores foram empurrados por uma avalanche de mudanças e informações. Dentre tantas, destaca-se que a tecnologia acha espaço na Igreja e a mulher encontra seu lugar no ministério pastoral e neste o autor destaca o pioneirismo da Igreja Metodista.
O convite de Schütz para uma nova contextualização da Igreja nos dias de hoje sem esquecer de seus princípios e do modelo pastoral oferecido por Wesley, tendo um olhar pastoral valorizando as pessoas no século XXI. Sendo assim é necessário ‘reimplantar a Igreja a partir da visão trinitária de Deus’[1] segundo as palavras do autor para exercer um ministério abrangente e plural numa sociedade