Pluralismo religioso
Disciplina: Teologia das Religiões - Prof. Roberlei Panasiewicz
RESENHA
PANASIEWICZ, Roberlei. A negação da hermenêutica: o fundamentalismo. In: Pluralismo religioso contemporâneo: diálogo inter-religioso na teologia de Claude Geffré. 2007. São Paulo, Edições Paulinas; Belo Horizonte, Editora PUC Minas. - (Coleção Estudo da Religião). P. 51 – 73.
Em seu livro, Pluralismo religioso contemporâneo: diálogo inter-religioso na teologia de Claude Geffré, o autor Roberlei Panasiewicz; coordenador adjunto e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e do Programa de Pós-Graduação em Teologia Pastoral da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG); discute o modo de pensar de um dos grandes nomes da teologia contemporânea: Claude Geffré, teólogo nascido em Niort, (França, 1926) que atualmente reside em Paris e é autor de alguns dos mais importantes textos sobre os efeitos do pluralismo religioso na Igreja Católica e no mundo de hoje.
O livro divide-se em duas partes: “A virada hermenêutica da teologia” (p.19-101), subdividida em três capítulos e; “A teologia hermenêutica e teologia das religiões” (p. 105-184) que também apresenta três capítulos. Nesta resenha nos interessa o capítulo II da primeira parte (p. 51 – 73): “A negação da hermenêutica: o fundamentalismo” onde acontece uma reflexão sobre as origens históricas do fundamentalismo e sua presença em diferentes religiões. É subdividido em: 2.1. O que é fundamentalismo, 2.2. As origens históricas do fundamentalismo, 2.3. O integrismo católico e os fundamentalismos islâmico e judaico e 2.4. As causas e as implicações teológicas do fundamentalismo que subdivide-se em: 2.4.1. Uma concepção ingênua da inspiração, 2.4.2. A rejeição da instância hermenêutica na leitura da Escritura e 2.4.3. O desconhecimento da história e o esquecimento do Espírito Santo.
Ao longo deste capítulo, é possível entender