Pluralismo religioso e o estado da questão teologia latino americana
Dados bibliográficos NAÑES, Rick. Pentecostal de coração e mente; Um chamado ao dom divino do intelecto. São Paulo: Vida, 2007. Resenha do cap. XVIIII- Desafios e Advertências.
O autor descreve sua admiração após ter achado perdido em um amontoado de livros um comentário de John Cotton pastor da igreja Congregacional de 1657 sobre a primeira epistola de João, a partir deste achado o autor provoca uma reflexão sobre o uso da razão, ou seja, o uso da mente como ferramenta capaz a compreender os mistérios da fé e chama a nossa atenção para o fato de ela estar sendo desprezada pelas lideranças atuais e os prejuízos advindos desta ação.
este livro continha anotações sobre peregrinos e estrangeiros e também comentários de passagens das escrituras e sentimentos dele e de outros proprietários do mesmo livro sobre o futuro, anotações estas que cobriam aproximadamente 200anos de história.
I - Canto fúnebre – “Ouvi esta palavra” v.1-2
O profeta Amós inicia sua fala no capitulo cinco com um lamento de profunda tristeza, um canto fúnebre, esta era uma tradição em Israel onde as carpideiras entoavam cânticos fúnebres[1] iguais aos que aparecem no verso dois. Esta lamentação é um exemplo da poesia hebraica, como nos salmos e provérbios. Sobre isso comenta Jalmar Bowden; “Periodicamente, com diferentes palavras, as mesmas idéias na mesma forma... Num verso composto de duas linhas, a segunda volta a primeira, ou reitera a mesma idéia, variando as palavras ou dá uma idéia antitética – o