Lixo extraordinário
CST EM ALIMENTOS – TURMA 4NA
O LIXO EXTRAORDINÁRIO- REFLETINDO SOBRE A CIDADANIA
PEDRO AUGUSTO MOURY FERNANDES
CLÁUDIA SILVA
GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE / 2014.1
PEDRO AUGUSTO MOURY FERNANDES
O LIXO EXTRAORDINÁRIO- REFLETINDO SOBRE A CIDADANIA
Relatório do filme O lixo extraordinário que assistimos em sala de aula no dia 22/04/14 , realizado na Faculdade dos Guararapes – FG, como parte dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável , sob a orientação da professora, Cláudia Silva .
JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE / 2014.1
Refletindo sobre a cidadania O documentário que assistimos concorreu ao Oscar em 2011 e mostra um projeto do artista plástico Vik Muniz no maior aterro sanitário do mundo, Gramacho, no Rio de Janeiro. O filme conta como foi a experiência do artista Vik Muniz ao fazer arte com lixo e transformar a vida de um grupo de catadores.
O filme mostra a vida difícil de pessoas que vivem literalmente no lixo e que dependem dele para a sobrevivência. O artista, que nasceu na classe média baixa paulistana e hoje é um dos maiores expoentes das artes visuais no mundo, trabalha com colagens e montagens de materiais diversos para formar retratos. Mas, o que retrata realmente o filme, na minha opinião, é o descaso,a forma das empresas se aproveitarem,a vergonha,dentre outros adjetivos que poderia utilizer para demostrar o que sinto e o que penso quando vejo um artista ou um visionário mostrar de uma forma sutil o que realmente está acontecendo embaixo do nosso nariz.
Na proposta Lixo Extraordinário, Vik resolveu chamar a atenção simultaneamente para o problemas ambientais do lixo e social das condições de trabalho dos catadores de Gramacho. Como forma de dar voz e visibilidade aos trabalhadores do lixo, retratou-os como personagens com