Resenha
CURSO: Teologia - Integralização Brazlândia
TURMA: 02 Noturno
PROFESSOR: José Roberto A. Loyola
ALUNA: Adriana Castro de Sousa Couto
Resenha dos cap. 1-5 do Livro o Aconselhamento Pastoral , Modelo Centrado em Libertação e Crescimento, São Paulo, Paulinas, 1987 - CLINEBELL, HOWARD.
ABRIL/2012
No capítulo primeiro o autor Cairns mostra com detalhes, como Deus preparou o mundo para a chegada de Seu Filho, na plenitude dos tempos. Usou três povos, dois que aparentemente não teriam nenhum tipo de influência neste grande acontecimento e o terceiro que já aguardava a vinda de um Messias. Os Romanos, Gregos e os judeus foram feitos pelo Senhor, importantes contribuintes para a vinda de Cristo e para a expansão do Seu Reino.Roma, apesar de ser praticante de idolatrias, teve a participação política e o fato de possuir uma lei universal primava o direito à dignidade do cidadão, e este tinha direito à justiça e à cidadania romana. Tinha a tendência de agrupar homens de diferentes raças numa só organização ou a igualdade entre todos, como seria anunciando a seguir pelo cristianismo. Criaram um ótimo sistema de estradas e espalhou soldados por todas elas, deixando assim, o caminho preparado e seguro para os missionários como Paulo que usariam destas vias para levar a Palavra de Deus a todos os povos.
A participação dos gregos foi responsável por criar um lugar propício à propagação do Evangelho. Devido a sua influência intelectual, sua língua voltou a ser praticada pela maioria, já que, fora usada inclusive para escrever o Novo Testamento. A Grécia foi colaboradora com o cristianismo também por haver destruído as antigas religiões vigentes que, quando comparadas à filosofia grega, eram consideradas ininteligíveis e por isso, logo abandonadas. Sua filosofia chamava a atenção para