Resumo: cap. 12 livro john macarthur jr
Este diálogo entre John Macarthur, Jr., Seminarista da década de 1960, e seu antigo professor de seminário, Robert Thomas, destaca a importância crucial do estudo do pastor na responsabilidade de seu ministério pastoral.
THOMAS (daqui em diante RT): John, Você acredita que o sermão transmitido domingo pela manhã ao maior grupo da família da igreja é o fator principal para o crescimento doutrinário e espiritual dos mesmos?
MACARTHUR (daqui em diante JM): É claro! O sermão da manhã de domingo (No Brasil seria comparado ao culto de domingo à noite) é o momento em que todos ouvem a mesma coisa. É, portanto, a força motriz da igreja local por ser o momento em que você ensina a todos de igual maneira.
RT: Visto a importância desta reunião para a igreja local, então qual é a responsabilidade que isso lança sobre os ombros do pastor no que diz respeito à atenção por ele dada ao estudo?
JM: Se a mensagem de domingo de manhã é a força motriz na vida igreja. Então o preparo para o sermão nesta ocasião requer o mais rigoroso dos estudos. É preciso que seja a Palavra de Deus, essas preleções exigem maior esforço na preparação e no estudo e maior atenção e devoção às escrituras para que você apresente a Palavra de Deus.
RT: John, como o treinamento recebido no seminário desenvolveu ou modificou seu método de estudo, comparado ao que você já havia aprendido com o seu pai que era um diligente expositor da Palavra?
JM: Meus métodos de estudo são, em geral, os mesmos de meu pai. A diferença esta nos recursos que utilizamos. O meu pai gosta de ir para comentários populares, enquanto que eu gosto e me preocupo em explicar o significado do texto. Por conta do seminário uso comentários, mas também outras ferramentas geralmente mais técnicos quanto a natureza.
RT: Você costuma dizer que seu treinamento no seminário foi um dos períodos mais ricos e edificantes de sua vida cristã. Você