SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL Erro! Indicador não definido.
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
REFERÊNCIAS...........................................................................................................8 1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa mostrar o desenvolvimento do Brasil, o surgimento do Serviço Social e das políticas sociais, e o modo com que o Estado os utilizava como ferramentas de contenção.
O Brasil antes da década de 1930 era considerado um país rural, agrícola, a partir desse momento o país começa a passar por um período de industrialização, o que fez com que várias pessoas abandonassem seus lares na zona rural e migrassem rumo as grandes cidades, na esperança de melhorar de vida. Com as cidades lotadas de pessoas, e grande parte dela desempregada, a classe trabalhadora decide lutar por seus direitos, deste modo foi preciso criar as politicas sociais, e o Estado enxergou no Serviço Social a ferramenta necessária para “conter” a classe trabalhadora. Logo no início o Serviço Social tinha grande influencia dos Estados Unidos e era basicamente controlado pela Igreja, com o passar do tempo busca conteúdos e objetivos próprios, sem sofrer grande influencia dos demais países.
As políticas sociais foram muito utilizadas no período da ditadura militar, para compensar o cerceamento dos direitos dos cidadãos. E a partir da década de 1980 o Brasil passou a ser um país democrático e liberal, visando os direitos dos cidadãos, mas apesar de todas as mudanças ocorridas na época, e com a promulgação da Constituição Federal em 1988, muitos direitos da classe trabalhadora não foram atendidos.
2 SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL.
O Serviço Social, no Brasil, teve sua