Trabalho
Apostila
Tradução Livre Resumida a da 1 Parte do Livro
Introduction to Logic de H. J. Gensler
UFRN - Natal
1
Introduction to Logic
H. J. Gensler
CAPÍTULO 1 – Introdução
1.1 Lógica
●
A Lógica trata de raciocínios – sobre como, a partir de certos dados (premissas) chegar a uma conclusão. ●
A lógica pode ser definida como a análise crítica de argumentos. Com a lógica tentamos clarificar os raciocínios, separando os bons raciocínios dos maus.
●
Nesta disciplina examinaremos muitos raciocínios filosóficos dos mais variados tópicos como o livre arbítrio, o determinismo, a existência de Deus e a natureza da moralidade.
●
Mas também examinaremos raciocínios sobre muitos outros tópicos, desde os mais corriqueiros como viagens de férias, futebol, até assuntos mais sérios como poluição e decisões judiciais.
●
A intenção é que você veja a lógica não como um mero jogo de símbolos, mas como uma ferramenta útil para clarificar e avaliar nossos raciocínios, sejam eles sobre assuntos corriqueiros do dia a dia, ou sobre questões mais profundas.
●
Por que Estudar Lógica?
1. Primeiro, por incrível que pareça, a lógica pode ser agradável. Fazer lógica é parecido com resolver um quebra-cabeças. A lógica vai desafiar seus processos de pensamento de muitas maneiras novas, e seu rigor e clareza poderão te fascinar.
2. Segundo, a lógica pode melhorar sua compreensão filosófica. As questões que a filosofia propõe são extremamente profundas, tais como "Temos de fato livre-arbítrio?", "Podemos provar ou refutar a existência de Deus?", "Como pode ser justificada uma certa crença moral?". O método filosófico de tratamento destas questões é racional. Envolve raciocínio e inferência. Se você não souber lógica, jamais poderá compreender com profundidade as diversas abordagens filosóficas a estas questões.
3. Por fim, a lógica pode melhorar suas habilidades analíticas gerais. Você vem a vida toda
raciocinando