Ética Médica
Unidade Integrada SESI/SENAI
Curso: Assistente Administrativo
Componente: Ética e Cidadania
Docente: Lísias Camargo
Alunos (as): Ana Carolina
Ângela Cristina
Jeibison
Mariana Honório
Medicina
O que faz?
Busca tratar e curar as doenças das pessoas enfermas, indicando tratamentos a base de remédios, procedimentos cirúrgicos ou mudança de hábitos alimentares.
Características profissionais importantes (aptidões)
Dedicação máxima à profissão, gostar de estudar e conhecer as novidades da área, saber se relacionar com as pessoas de forma humana, capacidade de análise de situações (saber diagnosticar).
Mercado de Trabalho
Hospital Público e Particular, Clínicas médicas, consultórios particulares, grandes empresas (médico do trabalho), clubes esportivos entre outros.
Especializações
Após a formação em Bacharel em Medicina, podendo atuar como Clínico Geral, o médico poderá entrar em cursos de especializações. Exemplos: medicina do trabalho, patologia clínica, ginecologia, geriatria, genética, cardiologia, urologia, neurocirurgia, psiquiatria, pediatria, medicina sanitária, angiologia, dermatologia, etc.
Salário Médio Inicial
De R$ 2.900,00 a R$ 3.900,00
Ética Médica
A ética profissional é constituída por princípios da conduta humana que define diretrizes para o exercício de uma profissão. Toda profissão é controlada pelo estado, exigindo que todos atuem submetidos a algum controle moral, que normalmente é baseado em um código de ética, sujeito a um mecanismo de fiscalização. Nesse código, encontram-se normas e regras de conduta, mostrando direitos e deveres que os profissionais são obrigados a respeitar.
Na medicina, os deveres no desempenho e a responsabilidade são ainda maiores, pois trabalham com o corpo, saúde e a vida dos pacientes. Sendo assim, qualquer erro acarreta em graves problemas para os pacientes, a comunidade médica e os hospitais.
Conselho Federal de Medicina –