Método das partidas dobradas
Método das Partidas Dobradas
Evidenciação em todo o controle do Patrimônio
Quando se fala em Contabilidade, o foco principal de nosso estudo passa a ser o controle do patrimônio das empresas. Isso é feito por meio de registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.
Na Contabilidade, o objeto principal é sempre o patrimônio, neste caso, definido como conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, sendo chamado de exigível e outro grupo de obrigações não exigível chamado de patrimônio liquido. Algumas outras características podem ser concluídas:
:
O objetivo científico da Contabilidade manifesta-se na correta apresentação do patrimônio e na apresentação e análise das causas das suas mutações;
Na prática, a aplicação da Contabilidade na empresa tem por finalidade fornecer aos usuários informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio e suas mutações. Isso compreende registros, demonstrações, análise, diagnósticos e prognósticos expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.
O conjunto de bens e direitos denomina-se ATIVO
O conjunto de obrigações denomina-se PASSIVO
Patrimônio Líquido = Bens + Direitos – Obrigações
Bens => São propriedades de valor monetário de uma empresa. Têm uma existência física e valor de mercado definido pela sua utilidade ou uso, tais como estoques, máquinas, veículos, terrenos, móveis etc.
Direitos => São valores que a empresa possui, mas no momento estão nas mãos de terceiros. São ativos. São valores que serão recebidos, cujo prazo e valor são definidos por contato, por acordo entre partes ou como resultado de um negócio realizado. Entre os principais estão duplicatas a receber, cheques, aplicações financeiras. Obrigações => São bens de propriedade de terceiros que se encontra em nosso poder. São valores