Método de Partidas Dobradas
“A contabilidade cumpre seu objetivo como ciência do controle patrimonial, por meio do método contábil”. (PADOVEZE, 2004). O método contábil permite registrar os eventos que afetam o patrimônio da entidade. O método utilizado pela contabilidade é o das Partidas Dobradas, inclusive ele é universalmente utilizado. Ele é o principal meio processador de dados – sua amplitude de conceitos permite ser um método lógico e estruturado de processar dados e transformá-los em informações úteis e universais.
O marco da contabilidade ocorreu quando o frade franciscano e famoso matemático Luca Paccioli escreveu o livro intitulado “Summa de Arithmética, Geometrica, Proportioni et Proportionalita”, que foi publicado em 1494, na Itália. A partir desta obra, o Método das Partidas Dobradas tornou-se mundialmente conhecido e aceito até nos dias de hoje. O frade ficou conhecido como “pai da Contabilidade”.
Esse método consiste no entendimento de que para cada devedor existe um respectivo credor. Dessa forma, cada débito corresponde a um crédito de igual valor.
Assim, se eu debito um valor, então eu credito o mesmo valor. Desse modo, o valor total do débito, será sempre igual ao valor total do crédito.
No enfoque de causa e efeito do Método das Partidas Dobradas evidenciam-se os efeitos de determinado evento econômico ocorrido na empresa.
A essência deste método, é que o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando: NÃO HÁ DÉBITO SEM CRÉDITO CORRESPONDENTE; DÉBITO = CRÉDITO, OU ORIGENS = APLICAÇÕES. CONTAS- Representam os registros de débito e crédito da mesma natureza ou espécie identificadas por um título que qualifica os elementos do patrimônio (bem, direito, obrigação ou situação líquida) ou uma variação patrimonial (receitas e despesas). Elementos