O metodo das partidas dobradas
Na primeira onda da humanidade os conceitos eram primitivos, a política econômica baseada na agricultura e no artesanato. Essa Era durou centenas de anos e alguns pesquisadores estimam que ela está compreendida entre o inicio da civilização e o século XIX.
Na Itália, entre os séculos XII e XIII, quando ocorreram as primeiras manifestações praticas do uso do sistema de partidas dobradas em empresas.
A contabilidade moderna pode ser vista como o resultado de uma mudança social econômica vivida por cidades do norte da Itália.
No Brasil, o ponto inicial de uniformizações do tratamento de informações contábeis o Alvará de 28 de Junho de 1808, foi quando adotamos o método das partidas dobradas.
A segunda onda da humanidade foi marcada pela aplicação do poder hierarquizado, produção em larga escala, surgimento de grandes empresas industriais e comerciais e durou aproximadamente 150 anos.
Já na terceira onda da humanidade, aproximadamente nos anos 1950, que tem como horizonte o presente e futuro como se representasse uma preparação para que a humanidade tenha uma melhor qualidade de vida e de informação no século XXI.
Em 1940 foi criada a teoria geral dos sistemas, foi a base de sustentação para esta nova fase que a humanidade vive, a era da informação.
Os primeiros registros do uso do método das partidas dobradas em empresas foram localizadas entre os séculos XII e XIII.
Hoje a informação desempenha a função de viabilizar o desenvolvimento das sociedades e as duas ultimas décadas notabilizaram-se pelo desenvolvimento singular da tecnologia da informação.
O século XX é considerado o século de maior desenvolvimento cientifico que a humanidade assistiu.
Diante dos avanços da ciência da administração, os profissionais e docentes envolvidos com a contabilidade deverão mobilizar-se para aprimorar sua área de atuação, mas com uma visão sistêmica e real do potencial da contabilidade como sistema de