Jonh Rawls
5 – Porquê a necessidade de escolha racional de princípios de justiça social? O homem é, para Rawls, um ser social que obtém vantagens a partir da Vida em sociedade. Contudo, esta vida em sociedade pode trazer conflitos que levam à definição de princípios que sirvam como critérios para atribuir direitos e deveres. A definição de princípios pode ser uma tarefa difícil pois como se podem criar regras que garantam a imparcialidade, a justiça e evitem o conflito de interesses se o Homem é, por natureza, egoísta? Rawls soluciona o problema com a Posição Original.
O que é a Posição original?
A Posição Original é uma situação hipotética que coloca os Homens numa base de igualdade, despidos das suas características, dos seus interesses e dos seus objetivos (véu de ignorância). Ignorando as suas vontades pessoais, o Homem opta pelo seu melhor que acaba por ser o melhor para todos visto estarem todos na mesma base de igualdade. A Posição Original garante então a imparcialidade e a universalidade (o que é bom para um, é bom para todos).
7 – Defina véu de ignorância O véu de ignorância despe os Homem das suas características, vontades, desejos, interesses, estatutos e leva-os a ignorar também a situação dos seus parceiros. O véu de ignorância tem como objetivo levar os Homens a optar sempre com imparcialidade.
8- O conceito de justiça de Rawls desenvolve-se em torno de dois princípios: A. O que diz o Princípio de Igualdade? Este princípio defende a liberdade individual e esta tem de ser compatível com a liberdade individual dos outros. Os Homens têm igual liberdade na política, na