Reto
(O reto recebe este nome por ser quase retilíneo.)
A principal função do reto é atuar como um local temporário de armazenamento do bolo fecal, antes que ele seja eliminado do corpo através do ânus. A medida em que a comida passa pelo sistema digestório, ela é digerida e nutrientes são absorvidos no estômago e intestinos delgado e grosso. O bolo fecal, que inclui o suco digestivo, bactérias e fibras, continua a se mover na porção mais baixa do intestino grosso - o reto. Ele mantém as fezes armazenadas até a eliminação pelo canal do ânus, através de movimentos intestinais.
Este componente do sistema digestivo é composto de paredes musculares que são capazes de armazenar bolo fecal. Com esta expansão do reto, os nervos da região mandam sinais para o cérebro de que você necessita ter alguns movimentos intestinais e músculos do canal anal e adjacentes que controlam a defecação. (Adultos e crianças maiores são capazes de controlar esses músculos, relaxando-os para eliminar as fezes, ou contraindo-os para evitar a evacuação.)
Ânus
(O ânus é formado em parte pelas camadas superficiais do organismo, incluindo a pele, e, em parte, pelo intestino. É revestido por uma camada formada pela continuação da pele. Um anel muscular mantém o ânus fechado.)
O esfíncter anal interno é o mais profundo, e resulta de um espessamento de fibras musculares lisas circulares, sendo consequentemente involuntário. O esfíncter anal externo é constituído por fibras musculares estriadas que se dispõem circularmente em torno do esfíncter anal interno, sendo este voluntário. Ambos os esfíncteres devem relaxar antes que a defecação possa ocorrer.
É o órgão encarregado de absorver água e dispensar os restos alimentares que não foram aproveitados pelo intestino delgado, transformando-os em fezes que seguem para o reto e são eliminados pelo esfíncter anal (ânus). Sendo que grande parte da água absorvida ajuda a manter o equilíbrio hídrico do corpo.
http://www.ehow.com.br/funcao-reto-sobre_96704/