filosofia John rawls
Nesse trabalho pretende-se fazer o esboço das principais ideias da teoria da justiça desenvolvida por John Rawls, a partir da perspectiva da ética para a construção de uma sociedade justa. Para uma sociedade ser ética ela deve conduzir-se pelo véu da ignorância. Será apresentada a ideia de justiça como equidade aplicada às instituições sociais e a distribuição de bens materiais, realizando a análise e a discussão a partir dessa perspectiva da ética para Rawls de promover a justiça não de modo a dividir todos os bens igualmente para todos, para ele o importante é diminuir as distâncias econômico e sociais entre os membros da sociedade, um exemplo dessa tentativa de reduzir as desigualdades econômicas é a realização de políticas públicas por parte do governo, tema que será discorrido no trabalho relacionando com a ética em Rawls.
Há nesse trabalho a descrição do papel da justiça na cooperação social, para Rawls a ideia norteadora do contrato original é que os princípios da justiça para a estrutura básica da sociedade são objetivo de um consenso social. Os princípios da justiça são objeto de um contrato original. Os dois princípios de justiça para instituições são discutidos e seus significados serão explicados brevemente nesse trabalho. O primeiro objetivo da justiça como equidade foi a explicação das liberdades e direitos básicos, e também de sua prioridade. O segundo objetivo foi integrar a explicação a um entendimento da igualdade democrática, o que conduziu ao princípio da igualdade equitativa de oportunidades e ao princípio da diferença.
No desenvolvimento desse trabalho haverá a relação dos princípios da igualdade equitativa e da diferença com o tema políticas públicas para a “redistribuição de renda” no país. É primordial expor também a ficção da posição original para Rawls para justificar porque são escolhidos esses princípios e não outros. Será falado a partir disso da justiça mínima. O objetivo de toda obra rawlsiana é a estabilidade