Biografia
Introdução
John Rawls foi um filósofo norte-americano nascido em 21 de Fevereiro de 1921 e falecido em 24 de Novembro de 2002. Foi professor de filosofia política na Universidade de Harvard. Autor de Uma Teoria da Justiça (A Theory of Justice, 1971), Liberalismo Político (Political Liberalism, 1993) e O Direito dos Povos (The Law of Peoples, 1999), sendo a primeira sua principal obra.
Nela ele apresenta sua teoria política, que se fundamenta na prioridade do justo sobre o bem, ou seja, que as liberdades individuais, embora prioritárias, devem ser complementares aos anseios por igualdade e que os princípios da justiça têm de ser independentes de qualquer concepção particular de vida boa. O liberalismo político defendido por Rawls mostrar-se como uma crítica ao utilitarismo.
Biografia
John Bordley Rawls nasceu em 21 de fevereiro de 1921 em Baltimore, no Estado de Maryland, na região nordeste dos Estados Unidos. Seus pais eram Willian Lee Rawls (1883-1946) e Anna Abell Rawls (nascida como Anna Abell Stump, 1892-1954) e John Rawls foi o segundo de seus cinco filhos. Rawls completou um ano de pré-escola e os seis anos de escola elementar (1927-1933) na Calvet School. Nos dois anos seguintes (1933-1935) Rawls estudou na Roland Park High School porque seu pai havia sido escolhido como presidente do conselho da escola. Saindo de lá, Rawls passou mais quatro anos em uma escola particular.
O interesse de Rawls por questões sociais começa devido ao envolvimento de sua mãe com o movimento feminista e com a constatação de que a grande população negra de Baltimore vivia em condições muito diferentes da população branca. Além disso, Rawls também teve contato com os brancos pobres da região do Maine, onde a família costumava passar as férias.
Os anos de 1935 a 1939 são passados na Kent School, no oeste de Connecticut, escola interna de severa educação religiosa. Esse período é lembrado