PRocesso Histórico Europa Brasil
Com o desejo dos pedagogos em mudar a direção do ensino não só as práticas didáticas mas também o que era transmitido: os mais alheios defendiam as leis impostas dos pensamentos.
O autor da obra Didática magna Amós Comênico (1592-1670), deixa claro que: Partir das próprias coisas,valorizar a experiência, educar os sentidos são passos de uma educação que se faz pela ação e voltada para ação :
"Só fazendo aprendemos a fazer"
John locke (1632-1704 defensor das teses empiristas , deu sua contribuição a pedagogia.Fez criticas a Descartes, e desenvolveu uma nova concepção da mente infantil, proporcionou experiências que ajudasse a criança a fazer o uso correto da razão.
No século XVIII se dá o inicio a Revolução Indrustrial, acadêmicos humanista eram contra a formação técnica, havia a necessidade de conhecimentos das novas ciências. No ensino elementar houve urgência de ampliação da rede escolar ,os operários das fabricas precizavam saber ler e escrever
No secúlo XVIII estava infundido a capacidade e autonomia da razão para a compreensão do mundo.Immanuel Kart, difundiu a necesssidade de ampliação da escola leiga e gratuita ,sendo responsável sob ela o Estado.
Tendo como desafio a ser enfrentado pelo governo e pela sociedade em voltas as forças organizadas dos excluídos do sistema está a generalização de um ensino básico de qualidade cuidando da formação da personalidade sendo tanto no aspecto afetivo e também éticos.
As teorias pedagogicas e projetos educacionais no século XX foram liberais. Os julgamento atribuido a escola tradicional mostra a ineficaz capacidade de atender,as