Dosagem total de colesterol
O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) produzido pelo fígado a partir de alimentos de origem animal, e é necessário para o funcionamento normal do corpo desempenhando funções essenciais, ele está presente nas membranas (camadas externas) de todas as células do organismo.
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas. As duas principais lipoproteínas usadas para diagnóstico dos níveis de colesterol são:
Lipoproteína de baixa densidade (LDL) - A LDL transporta o colesterol do fígado para as células de vários tecidos no corpo, se houver demasiado colesterol para uso das células, este pode ficar acumulado nas artérias e provocar o seu entupimento, o que é prejudicial.
Lipoproteína de alta densidade (HDL) - A HDL leva o colesterol das células para o fígado, e é responsável para processar e eliminar para fora das artérias o excesso do colesterol impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.
O colesterol está relacionado com o estilo de vida de cada individuo que podem aumentar as probabilidades de ele vir a ter o colesterol elevado. Por exemplo, uma alimentação pouco saudável com alto teor de gorduras saturadas, falta de exercício, excesso de peso, fumar e beber grandes quantidades de álcool e outros fatores fixos de risco também podem causar o colesterol elevado, como, antecedentes familiares de doença coronária, AVC ou outras doenças relacionadas com o colesterol, terá uma probabilidade maior de ter colesterol elevado. As maiores complicações de um valor elevado de colesterol são ataques cardíacos, AVCs e doenças arteriais.
A pratica realizada no dia 02/09/2014 teve como objetivo determinar a dosagem de colesterol total do sangue, para verificar se o resultado era desejável, limítrofe ou aumentado.
Metodologia
Coleta do sangue O primeiro passo para coleta do sangue foi