John rawls - a trajetoria de um ideal
Introdução:
John Rawls é um dos mais importantes nomes da filosofia política do século XX. Seu esforço intelectual se concentrou na analise do conceito de justiça presente nas doutrinas filosóficas utilitaristas e contratualistas e, sobretudo, na tentativa de elaborar uma teoria que fundamentasse quais princípios de justiça orientariam a constituição política da sociedade.
Para o filosofo norte-americano, uma sociedade bem ordenada compartilha de uma concepção publica de justiça que regula a estrutura básica da sociedade. Com base nessa preocupação Rawls formulou a teoria da Justiça como equidade que será discutida neste trabalho.
O presente trabalho expõe, de forma condensada, os seguintes tópicos:
• Dados biográficos de John Rawls;
• Contexto histórico, político e social em que viveu;
• Dados bibliográficos, com apreciação mais aprofundada da obra “Uma teoria de Justiça”;
• Contribuições mais significativas para Historia do Pensamento Jurídico Ocidental.
DADOS BIOGRAFICOS:
John Bordley Rawls nasceu em 21 de fevereiro de 1921 na cidade de Baltimore, Estado Maryland região nordeste dos Estados Unidos, filho de Willian Lee Rawls e Anna Abel Rawls, dos cinco filhos ele era o segundo.
O evento mais importante na sua infância, a perda de dois dos seus irmãos, deixou marcas profundas na sua personalidade ocasionando uma gagueira. Ambos morrem devido a doenças contraídas do próprio Rawls, Robert Lee (Bob) em 1928 de difteria e Thomas Hamilton (Tommy) em 1929 de pneumonia.
Rawls completou os primeiros anos de escola elementar (1927-1933) na Calvet School, que dava ênfase em ensinar locatória que o ajudou a superar a gagueira e chegando a ser orador oficial da sua turma. De 1933-1935 estou em Roland Park High School, onde seu pai era presidente do conselho. Posteriormente passou mais quatro anos em uma escola particular, Kent School, no oeste de Connecticut.
O interesse de Rawls por questões sociais começa devido