John Rawls
Os seus pais eram Willian Lee Rawls e Anna Abell Rawls e John Rawls foi o segundo de seus cinco filhos.
A família materna era muito influente na região de Greenspring Valley, perto de Baltimore, devido a rendas com petróleo e carvão na Pennsylvania, enquanto que a família paterna, tinha origem sulista.
Tanto o pai como a mãe de Rawls tiveram bastante influência e interesse em política. Era com a mãe que Rawls era mais apegado, uma vez que o seu pai estava a maior parte do tempo ausente da vida familiar.
Uma das situações que mais marcou John Rawls, que deixou marcas profundas em sua personalidade, e que, segundo a sua mãe foi o motivo que fez com que ele desenvolvesse a gagueira, foi a perda de dois de seus irmãos, ambos mortos devido a doenças que contraíram do próprio John Rawls. O primeiro irmão que faleceu foi Robert Lee (Bobby), 21 meses mais novo do que Rawls e o segundo foi Bobby, que faleceu por ter contraído difteria do irmão, John Rawls. Depois se ter curado da difteria, no verão seguinte Rawls sofreu de pneumonia e acabou por infectar o seu outro irmão, Thomas Hamilton (Tommy), que acabou também por morrer.
O modelo de irmão para Rawls era Willian Stowe (Bill), que era quase seis anos mais velho e bem sucedido em futebol americano, ténis e luta e embora John Rawls tenha sempre tentado seguir os passos do irmão na área do desporto, chegando até a ser o capitão de uma equipa de ténis, este acabou por se dececionar com a luta romana, o que fez com que ele se afastasse um pouco do desporto, mantendo no entanto um interesse por basebol. Assim, Rawls desenvolveu então interesses particulares por biografia de cientistas famosos e por química.
Quanto ao interesse de Rawls por questões sociais, deveu-se ao envolvimento da sua mãe com o movimento feminista e com a constatação de que a