John rawls
Filósofo norteamericano, nasceu em 1921, em Baltimore, e frequentou asUniversidades de Oxford e de Havard, tendo mais tarde lecionado nesta última.
A sua obra é essencialmente uma reflexão sobre os domínios da ética e dateoria política. Na sua obra Teoria da Justiça, ressuscita a ideia de ContratoSocial que, de uma ou outra forma, tinha sido alvo de reflexão por parte deHobbes, Locke e Jean-Jacques Rousseau. O seu objetivo é o de ultrapassar outilitarismo dominante na época moderna. O conceito de justiça não dizsomente respeito a princípios morais, mas também a um conjunto mais vasto daatividade humana: as instituições políticas, os sistemas jurídicos, as formas deorganização social. A este respeito diz Rawls: "a justiça é a primeira virtude dasinstituições sociais, como a verdade o é em relação aos sistemas depensamento."Faleceu a 24 de novembro de 2002.
A teoria da justiça de John Rawls
Problema
Há crianças vendidas por pais extremamente pobres a quem tem dinheiro e falta de escrúpulos para as comprar; pessoas cujo rendimento não permite fazer mais do que uma refeição por dia; jovens que não têm a menor possibilidade de adquirir pelo menos a escolaridade básica; cidadãos que estão presos por terem defendido as suas ideias. Perante casos destes sentimos que as nossas intuições morais de justiça e igualdade não são respeitadas. Surge assim a pergunta: Como é possível uma sociedade justa? Este problema pode ter formulações mais precisas. Uma delas é a seguinte: Como deve uma sociedade distribuir os seus bens? Qual é a maneira eticamente correcta de o fazer? Trata-se do problema da justiça distributiva. A pergunta que o formula é a seguinte: Quais são os princípios mais gerais que regulam a justiça distributiva? A teoria da justiça de John Rawls é a resposta mais influente a este problema. Esta lição irá sujeitar à tua avaliação crítica os argumentos em que se apoia e algumas objecções que enfrenta.
Teoria
A teoria de Rawls constitui, em