Jogos e brincadeiras na educação infantil
O GRUPO OPTOU POR TRABALHAR COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMA: Jogos e brincadeiras na Educação Infantil crianças com idade de 0-2 anos.
Escolhemos essa faixa etária porque, muitas vezes é mais difícil educar essas crianças, educar Segundo Wadsworth (2003,p.62):
“No segundo ano de vida, começam a ser observados comportamentos de gostar e de não gostar e o afeto começa a desempenhar um papel na seleção e rejeição das ações. Durante a maior parte dos primeiros anos de vida, o afeto é dirigido a si mesmo e às próprias atividades, isto porque do ponto de vista cognitivo o bebê não construiu a noção de que o mundo é composto de muitos objetos fisicamente, dos quais ele é um deles. Como resultado, no segundo ano aparece a possibilidade de dirigir o afeto para outros objetos, além de si mesmo (para outras pessoas).Este é o momento em que gostar e não gostar de alguém é expresso pela primeira vez”
CONTEÚDO TEÓRICO
Primeiramente é importante termos claro algumas definições de termos usados com frequência na Educação Infantil quando abordamos o tema jogos e brincadeiras. Assim ampliaremos nosso conhecimento com mais consciência e consequentemente teremos uma prática com mais propriedade.
No dicionário Aurélio a palavra brinquedo e brincar estão como sinônimo e a palavra jogo é mais específica no seu contexto.
Segundo o dicionário Aurélio, brincadeira é: “ato de brincar, divertir-se, entreter-se”; o jogo fica definido como,“ jogo é a atividade física ou mental fundada em sistema de regras que definem a perda ou ganho”.
Kishimoto (1994,p.7) define objetivamente estes três conceitos acima: “... brinquedo será entendido sempre como objeto, suporte de brincadeira, brincadeira como a descrição de uma conduta estrutura, com regras e jogo infantil para designar tanto o objeto e as regras do jogo da criança.(brinquedos e brincadeiras).
Barbosa, S. L. e