Compostos de coordenação
Compostos de Coordenação
Aula 5: Classificação, Nomenclatura e Propriedades
PROF.: M.Sc. RICARDO MORAIS DE MIRANDA
Belém– Belém– PA 2012
Conceito
Compostos de coordenação (complexos) é todo e qualquer composto químico que apresenta em sua estrutura um elemento de natureza metálica (íon metálico) associado a um grupo de moléculas neutras ou de ânions.
EXEMPLO
A clorofila, pigmento que torna verdes os vegetais, absorve luz principalmente nas faixas do vermelho e do azul; por refletir a luz verde, é verde.
Estrutura da clorofila
Exemplo
A
cobalamina (ou cianocobalami na), tem as seguintes funções no nosso organismo: organismo: üPossui uma função indispensável na formação do sangue; üPrevine problemas cardíacos e derrame cerebral; üNecessária para uma boa manutenção do sistema nervoso. Segundo a organização norteamericana Food and Nutrition Board, a dose diária de vitamina B12 necessária para o organismo é de 2,4 microgramas (µg) para adultos, 1,2 µg para crianças de até oito anos e 2,8 µg para gestantes e mães que amamentam.[1]
Co
Vitamina B12
Exemplo
Exemplo
Estrutura DE UM COMPLEXO
Formulação
• Fórmula é colocada entre colchetes, mesmo que o complexo não tenha carga. A ideia é que os colchetes “delimitem” a esfera de coordenação interna do metal. • Dentro dos colchetes, coloca-se em primeiro lugar o símbolo do metal, seguido pelos ligantes aniônicos depois os neutros. • Comumente ligantes poliatômicos são colocados entre parênteses. • Para ligantes com fórmulas complexas, tipicamente os polidentados, é comum usar uma simbologia, em vez da própria fórmula do complexo. Em exemplo é o representação “en" para a etilenodiamina, de fórmula H2NCH2CH2NH2. • Não há espaço entre nenhuma das partes envolvidas.
Estrutura DE UM COMPLEXO
Na fórmula do composto de coordenação, o átomo ou íon