Compostos de coordenação
Estudar e Identificar as transformações químicas nos compostos de coordenação e justificar a mudança de coloração nas soluções com base na espectroquímica e ligantes coordenados.
Procedimentos
a) Compostos de coordenação com o Ferro.
Parte 1: Adicionou-se 2mL de uma solução contendo cloreto férrico (FeCl3) em um tudo de ensaio e, em seguida, colocou-se uma pequena quantidade (ponta de espátula) de oxalato de sódio (Na2C2O4). Observou-se a mudança da coloração inicial. Feito isso, adicionou-se duas gotas de solução saturada de NH4SCN e se observou o ocorrido.
Parte 2: Em um tubo de ensaio, adicionou-se cerca de 6mL da solução de cloreto de ferro (III) e acrescentou-se aproximadamente 12 gotas de solução de NaF. Agitou-se a amostra e dividiu-se o conteúdo em 3 tubos. Ao primeiro, adicionou-se duas gotas de NH4SCN (solução); ao segundo, acrescentou-se uma ponta de espátula de oxalato de sódio e solubilizou-se o sal presente, verificando a mudança de coloração no meio reacional; ao terceiro, colocou-se 4 gotas da solução de KOH. Observou-se as alterações.
b) Compostos de coordenação com o Cobre.
Em um tubo de ensaio, adicionou-se uma pequena quantidade de sulfato de cobre penta-hidratado e com água destilada, solubilizou-se a amostra. Em seguida, gotejou-se NH4OH até o surgimento de precipitado e, após notado o mesmo, acrescentou-se mais gotas de hidróxido de amônio até a dissolução completa do precipitado. O procedimento se deu em capela, devido à volatilidade e toxidade desta base.
c) Compostos de coordenação com Cobalto
Parte 1: Colocou-se 5 gotas de solução de CoCl2 1mol/L em tubo de ensaio e acrescentou-se rapidamente 1mL de H2SO4 concentrado. Observou-se a coloração final e, feito isso, adicionou-se 1mL de água destilada e notou-se a variação da coloração.
Parte 2: Em tubo contendo 5 gotas de solução de CoCl2 1mol/L acrescentou-se 12 gotas HCl concentrado (em capela). Em seguida, procedeu-se da mesma forma que o experimento