Compostos de coordenação
A Química de Coordenação especializa-se no estudo dos compostos de coordenação, onde o termo complexo representa um átomo metálico na forma iónica (ácido de Lewis) rodeado por um conjunto de ligantes (bases de Lewis). Um ligante é um ião ou molécula que pode ter existência independente. Um bom exemplo de um complexo é o [Co (NH3) 6)] 3+, no qual o ião cobalto ( Co 3+) está rodeado por seis ligantes neutros de amónia (NH3).
O termo composto de coordenação é usado para designar um complexo neutro ou um composto iónico no qual pelo menos um dos iões envolvidos é um complexo.
Dessa forma, um complexo é a combinação de um ácido de Lewis (que é o átomo metálico central) com várias bases de Lewis (que são os ligantes). O átomo da base de Lewis que forma a ligação com o átomo central é chamado de átomo doador, porque ele é o elemento que doa os electrões usados para formar a ligação.
2.Compostos De Coordenação Ou Complexos * Os compostos de coordenação representam moléculas constituídas por um ou vários ácidos de Lewis, ligados a uma ou várias bases de Lewis. Compostos desta natureza, com vasta aplicabilidade, envolvem os metais de transição e, neste caso, os compostos de coordenação também são chamados de complexos metálicos. Um exemplo de um complexo metálico é o ião tetraamino cobre II, cuja reacção de síntese é mostrada abaixo.
* A formação de complexos é comum com metais de transição d e f, os quais possuem orbitais atómicos livres, disponíveis para “acolher” os electrões dos ligantes. No caso dos complexos metálicos, estes são compostos neutros, e resultam da agregação de um complexo com um anião. Lembrando que os ligantes são espécies ricas em electrões, e os metais que formam complexos são iões com orbitais disponíveis para acomodar estes electrões.
2.1. Teoria De Werner
As principais características das estruturas geométricas dos complexos metálicos foram identificadas por Alfred Werner (1866-1919), profundo conhecedor da